COOPERAÇÃO (ou interação) COM A REDE
Estamos em uma fase de transição entre a
comunicação não digital e a digital. A geração atual de professores nasceu sem
ter a alfabetização virtual, em um “tempo” onde as pesquisas eram feitas em
enciclopédias, livros, revistas e em locais “reais” como sala de aula,
bibliotecas e, o professor, proferia a “verdade” final.
Atualmente, o aluno, nosso cliente se mostra bem
heterogêneo, seja sob o ponto de vista social, cultural, econômico e digital, visto
que há os que já nascem informatizados e outros que tem uma estória educacional
parecida com a que vivemos. Trabalhar em uma sala e desenvolver um trabalho pedagógico
é árduo, mas em se tratando de uma turma heterogênea em tantos aspectos, passa
a ser desafiador.
O mundo atual, com os desafios das tecnologias de
informação e comunicação – TICs, introduz necessidades que afeta e modifica
nossos hábitos, nossos modos de trabalhar, de aprender e o professor precisa
estar preparado para essa nova clientela, caso contrário, ele se torna obsoleto
como uma “máquina” que deve ser substituída por outra com mais recursos
tecnológicos.
A informação das descobertas assume uma galopante
velocidade, pois a internet torna possível conhecer desde a elaboração de
artigos bem como a divulgação destes em tempo recorde, já que permite que
trabalhos científicos estejam disponíveis à população quase simultaneamente à
sua explanação, graças aos ANAIS divulgados pelas Universidades de todo o
mundo.
Hoje em dia, pode-se em um blog, além de postar artigos, roteiros, textos usar recurso de capturar
um vídeo e usar um hiperlink, que
remeterá o leitor a outras fontes de pesquisa. A divulgação, atualização assume
uma velocidade explosiva, necessitando de contínuas atualizações.
É realmente importante, ter um canal aberto para
esclarecer as dificuldades encontradas no aprendizado desse novo espaço
destinado à comunicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário