terça-feira, 22 de maio de 2012


COOPERAÇÃO (ou interação) COM A REDE
Estamos em uma fase de transição entre a comunicação não digital e a digital. A geração atual de professores nasceu sem ter a alfabetização virtual, em um “tempo” onde as pesquisas eram feitas em enciclopédias, livros, revistas e em locais “reais” como sala de aula, bibliotecas e, o professor, proferia a “verdade” final.
Atualmente, o aluno, nosso cliente se mostra bem heterogêneo, seja sob o ponto de vista social, cultural, econômico e digital, visto que há os que já nascem informatizados e outros que tem uma estória educacional parecida com a que vivemos. Trabalhar em uma sala e desenvolver um trabalho pedagógico é árduo, mas em se tratando de uma turma heterogênea em tantos aspectos, passa a ser desafiador.
O mundo atual, com os desafios das tecnologias de informação e comunicação – TICs, introduz necessidades que afeta e modifica nossos hábitos, nossos modos de trabalhar, de aprender e o professor precisa estar preparado para essa nova clientela, caso contrário, ele se torna obsoleto como uma “máquina” que deve ser substituída por outra com mais recursos tecnológicos. 
A informação das descobertas assume uma galopante velocidade, pois a internet torna possível conhecer desde a elaboração de artigos bem como a divulgação destes em tempo recorde, já que permite que trabalhos científicos estejam disponíveis à população quase simultaneamente à sua explanação, graças aos ANAIS divulgados pelas Universidades de todo o mundo.
Hoje em dia, pode-se em um blog, além de postar artigos, roteiros, textos usar recurso de capturar um vídeo e usar um hiperlink, que remeterá o leitor a outras fontes de pesquisa. A divulgação, atualização assume uma velocidade explosiva, necessitando de contínuas atualizações.
É realmente importante, ter um canal aberto para esclarecer as dificuldades encontradas no aprendizado desse novo espaço destinado à comunicação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário