domingo, 6 de maio de 2012


Manipulação da Fertilidade

Métodos contraceptivos naturaisBaseia-se no conhecimento da data de ovulação e da sobrevivência limitada dosoócitosII e dos espermatozóides.
  • Avaliação diária da temperatura;
  • Características do muco cervical;
  • Calendarização.
    Métodos contraceptivos não naturais
Físicos:
Químicos:
Pílula combinada - associação de estrogénios e progesterona, actuam ao nível do útero e do complexo hipotálamo-hipófise.
Mini-pílula - só contém progesterona, não bloqueia a ovulação, mantém o muco cervical, ao longo do ciclo, com as características típicas da fase luteínica.
Pílula do dia seguinte - é utilizada somente em caso de emergência, como violação ou falha de um método contraceptivo.
Acção - pode bloquear a ovulação, caso esta não tenha ocorrido, ou actuar sobre o útero, opondo-se ao deslocamento dos espermatozóides e à nidação.
Nota: Nunca deve ser adoptada como método contraceptivo.
Reprodução Assistida
Infertilidade - incapacidade de um casal conceber um filho após um ano de relações sexuais sem o uso de métodos contraceptivos.
Causas - anomalias congénitas nos testículos, trompas, etc; ausência de produção de oócitos, espermatozóides; muco cervical desfavorável aso espermatozóides; exposição a tóxicos como o tabaco, drogas, etc.
Inseminação Artificial:
Circunstâncias de utilização - casos em que os espermatozóides não conseguem atingir as trompas.
Técnica - são seleccionados os espermatozóides morfologicamente mais normais e móveis, sendo posteriormente transferidos para a cavidade uterina.
Conservação dos espermatozóides - podem ser crioconservados, permitindo organizar bancos de esperma nos hospitais e clínicas, para posterior utilização.
Técnica de crioconservação:
  • Adiciona-se um crioprotector;
  • Os espermatozóides são imersos e guardados em criotubos a -196ºC, em azoto líquido.
Estimulação ovárica:
Circunstâncias de utilização - quando ocorrem anomalias dos ovários, como lesões hipofisiárias.
Técnica - primeiro efectua-se um tratamento hormonal, a partir do 3º ou 5º dia do ciclo sexual.
Método - utiliza-se um derivado sintético, próximo da FSH, que vai activar a maturação dos folículos; injecta-se uma hormona sintética, idêntica à LH, provocando assim a ovulação; um pouco antes desse momento procede-se à aspiração dos folículos.
Riscos - gestações múltiplas; efeitos secundários, fruto da acção da administração das hormonas.




FIV - Fecundação in Vitro:



Circustâncias de utilização - disfunção ovárica grave, obstrução das trompas, etc.
Técnica - os espermatozóides são previamente recolhidos e processados, com a selecção dos espermatozóides morfologicamente mais normais e móveis. Os oócitos são obtidos pela técnica usada na estimulação ovárica, sendo, porém, a estimulação mais forte.
Método - Num meio de cultura adequado, coloca-se 1 a 4 oócitos e uma elevada concentração de espermatozóides; A placa de cultura é colocada numa incubadora a 37ºC, com ar humidificado, reconstituíndo as condições do oviduto e do útero; após a fecundação e a formação de embriões, são seleccionados 2 ou 3 para a cavidade uterina; normalmente, a mulher é submetida a um tratamento hormonal com progesterona, no sentido de melhorar o estado do endométrio, facilitando a nidação.






ICSI - Microinjecção citoplasmática de um espermatozóide:

Circunstâncias de utilização - quando os espermatozóides apresentam anomalias que os tornam inaptos para a fecundação.
Técnica - Após a recolha do esperma, é escolhido um espermatozóide normal e bem móvel que é aspirado para o interior de uma micropipeta. A micropipeta penetra no citoplasma do oócito até ao centro, sendo o espermatozóide empurrado para fora.
Riscos - Alguns oócitos mais frágeis não resistem à microinjecção.
Nota: É obrigatório o estudo genético do casal antes da aplicação desta técnica e aconselha-se o diagnóstico pré-natal, uma vez que esta técnica é usada em casos de infertilidade muito grave.
Manipulação da Fertilidade e Bioética
Vantagens - Possibilidade de os casais controlarem o nº de filhos; possibilidade de evitar o contagio por DST.
Desvantagens - Mães de substituição (barrigas de aluguer); situações monoparentais; situações de casais homossexuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário